Aprenda a limpar e conservar seus móveis em MDF

Depois de conhecer como é a produção desse material incrível e prático que é o MDF vamos te ensinar como limpar seus móveis da forma correta, aumentando assim sua durabilidade e conservação.


É importante sempre lembrar que móveis em MDF não podem ser lavados com água corrente, ou expostos a umidade prolongada como, por exemplo, com toalhas e panos molhados sobre a superfície. Pois isso faz com que as fibras da madeira absorvam a umidade, causando inchaço e favorecendo o aparecimento de fungos que contribuem para a degradação do móvel.

Ao realizar a limpeza dos móveis, precisamos primeiramente definir o momento ideal para ela. A limpeza pesada é recomendada de 15 em 15 dias (variando conforme o nível de sujeira acumulada), entretanto, o cuidado diário também é indispensável.

Para a limpeza pesada, devemos utilizar uma solução caseira, misturando um litro de água com uma colher de sopa de detergente neutro. Esta mistura pode ser usada nos diversos tipos de MDF, e é eficaz contra manchas causadas por alimentos, café e maquiagens.


Ao realizar a limpeza recomendamos usar sempre um pano fofo que não risque a superfície, levemente umedecido na solução caseira, procurando limpar sempre no sentido da textura do material, e nunca em movimentos circulares. E o mais importante, não utilize materiais abrasivos como esponjas.



Para a limpeza das manchas de gordura nos armários de cozinha, por exemplo, recomendamos uma mistura de um litro de água quente com uma colher de sopa de detergente neutro, seguindo as mesmas orientações dadas anteriormente.


Já para a limpeza diária, o ideal é utilizar um pano seco e macio apenas para retirar a poeira acumulada.

Para lustrar os móveis pode-se utilizar o lustra-móveis a base de silicone incolor, sempre no sentido da textura do móvel e em superfície seca.


Por fim, não podemos esquecer que existem alguns produtos que devem ser evitados na limpeza dos móveis, que são:

  • Desengordurantes e produtos multiusos, pois podem causar manchas amareladas na superfície;

  • Detergentes coloridos que podem alterar a pigmentação do móvel;

  • Lustra móveis que não sejam à base de silicone incolor.


#MDF #LimpezadoMDF

226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo